Turismo fatura 8,6% a mais no terceiro trimestre de 2013

Fonte: Boletim de Desempenho Econômico do Turismo

O segmento de parques e atrações turísticas (18%) foi o que registrou o maior aumento, seguido pelo setor aéreo (12,2%) e pelos organizadores de eventos (8,1%).

O faturamento das empresas do setor de turismo cresceu, em média, 8,6% no terceiro trimestre de 2013 na comparação com o mesmo período de 2012.  Foi o melhor desempenho registrado no ano passado, segundo o Boletim de Desempenho Econômico do Turismo do Ministério do Turismo.

O período de julho a setembro, superou o primeiro trimestre e o segundo trimestre de 2013, que tiveram crescimento de 2,8% e 4,8% respectivamente. Os empresários ouvidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) atribuíram o resultado a fatores como os investimentos realizados nos negócios e à maior divulgação dos atrativos e roteiros turísticos.

Entre os sete segmentos pesquisados, o que registrou maior faturamento, de 18%, foi o de parques e atrações turísticas. O mesmo que, no ano passado, foi beneficiado com isenção tributária para importação de equipamentos, item da agenda de desoneração do setor proposta pelo MTur à área econômica do governo.

“Este resultado é mais uma confirmação da importância do turismo para o desempenho da economia brasileira que, no mesmo período, cresceu 2,2%. Verificamos também que a desoneração tem impactado nos resultados do setor”, avalia o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

O segundo segmento em aumento de faturamento no trimestre foi o de transporte aéreo, com 12,2%, seguido pelas organizadoras de eventos, com 8,1%, e das agências de viagens, com 7,9%.

Os menores percentuais foram registrados pelos operadores de turismo (4,5%), turismo receptivo (3,5%) e meios de hospedagem (2,5%). O acirramento de concorrência e a majoração de custos foram apontados pelos entrevistados como limitadores do crescimento.

A pesquisa ouviu gestores de 713 empresas com 67,8 mil empregados e faturamento de R$ 8 bilhões no terceiro trimestre de 2013.

Fonte: Ministério do Turismo

Deixe uma resposta