Pesquisa revela perfil do turista de Salvador

Estudo foi realizado a partir da análise de 18 mil fichas de registro de hóspedes, preenchidas pelos visitantes no momento da chegada ao meio de hospedagem.

Holandeses, argentinos e norte-americanos foram os principais visitantes internacionais recepcionados em Salvador durante o verão deste ano, período que inclui o carnaval. Entre os brasileiros, destacaram-se os turistas de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro, segundo pesquisa inédita realizada pela Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação.

O estudo revela que 49% dos visitantes domésticos são oriundos da Região Sudeste, 33% do próprio Nordeste, 10% do Sul e o restante do Norte e Centro-Oeste. Salvador recebeu na temporada 6,5 mil paulistas, 4,6 mil baianos e 1,48 mil fluminenses. Os outros principais emissores foram o Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco e Sergipe.

Chile, Itália e Uruguai também constam da lista dos principais emissores internacionais. A maioria dos visitantes, 66%, se hospedou nos bairros da Vitória e da Barra, que compõe um dos circuitos mais disputados e por onde circulam os trios elétricos de maior repercussão do carnaval de Salvador, o Barra Ondina.

O estudo, divulgado pela Secretaria de Turismo da Bahia, foi realizada com a análise de 18 mil Fichas Nacionais de Registro de Hóspedes (FNRH), formulários preenchidos pelo cliente na chegada ao hotel. Segundo o diretor da Federação Baiana, Silvio Pessoa, foram pesquisados perfis de turistas que visitaram a capital baiana a negócios e a passeio, relacionadas por estados e países emissores.

De acordo com estudo da Demanda Turística Doméstica, do Ministério do Turismo, Salvador é o terceiro destino mais procurado por viajantes brasileiros, depois do Rio de Janeiro e São Paulo, e o quarto mais desejado do país. A maioria dos turistas estrangeiros que visitam a capital baiana estão em busca de atrativos de sol e praia.

Fonte: Ministério do Turismo

Deixe uma resposta