IX RioHarpFestival realiza concertos gratuitos em Minas Gerais

O RioHarpFestival é o maior festival de harpas no Brasil, sendo uma derivação da Série Música no Museu em seus concertos de outono. Ganhou importância internacional e hoje é um dos maiores do mundo no gênero. Chega à sua nona  edição como um evento cultural de carreira contínua, apresentando gratuitamente ao público nomes consagrados da harpa, que juntos representam a habitual volta ao mundo em torno deste instrumento, um dos mais antigos da nossa história.

Consolidado na agenda cultural carioca, o RioHarpFestival amplia o espaço dedicado à música de boa qualidade. Retorna a Minas Gerias pela segunda vez com dois concertos, privilegiando o destaque da harpa mineira Trio Amadeus, com a cantora e harpista Marcelle Chagas. Os concertos acontecem na sexta-feira (06), às 19h, no auditório do Memorial Minas Gerais Vale, em Belo Horizonte, e no domingo (08), às 15h, no Sesi Tiradentes – Centro Cultural Yves Alves.

O Trio Amadeus sobe aos palcos das cidades mineiras que recebem o RioHarpFestival com sua formação mais nobre: ao centro, a harpa e o canto doce de Marcelle Chagas, à esquerda, a voz leve e o violão rasgado de Fábio Lopes, e à direita, o violino virtuoso de Rafael Marcenes. O grupo aproveita a oportunidade da apresentação gratuita para apresentar músicas inéditas, estreando versões inusitadas para sucessos da música pop como Smooth Criminal (Michael Jackson), With Out You (David Guetta) e A Thousand Years (Christina Perri).

PROGRAMAÇÃO RIO DE JANEIRO:
Os concertos, diários e gratuitos – assim desde sua primeira edição – estão sendo realizados de 1 a 31 de maio em diversos cartões-postais da cidade como o Corcovado, Ilha Fiscal, Forte de Copacabana, Jockey Club Brasileiro, igrejas, Sinagoga, clubes, além dos museus e demais espaços culturais onde se realiza a Série Música no Museu, entre eles o CCBB, MHN, CC Light, CC Justiça Federal, teatro SESI, Grande Templo e a Hebraica, além da ACRJ e da expansão para São Paulo (Museu da Casa Brasileira) e cidades de Minas Gerais. A idéia é privilegiar a música de boa qualidade, sem distinção de procedência, escola ou época, da música medieval aos clássicos europeus, dos românticos aos impressionistas, dos modernos aos contemporâneos.

Todos os concertos são gratuitos e o  programa completo pode ser visto nos sites:

http://www.rioharpfestival.com/ e www.musicanomuseu.com.br

MAIS SOBRE TRIO AMADEUS:
Marcelle Chagas (harpa e voz), Fábio Lopes (violão e voz) e Rafael Marcenes (violino) formam o trio que há 10 anos aposta na missão de romper as barreiras do tempo, ruindo referências seculares num estilo pessoal e contemporâneo. A mistura de elementos é o que confere ao trabalho sonoridade e presença singulares.

A harpa, instrumento milenar raríssimo, associado a ocasiões nobres, em diálogo com o violão, símbolo da cultura popular que dispensa apresentações. O violino surge como o elo entre a aplicação dos instrumentos na história da música e a sustentação de notas mais longas. O som peculiar do encontro é reforçado pela combinação ambígua de técnicas (lírico e popular) dos cantos dos dois vocalistas, Marcelle e Fábio, em belos arranjos de vozes.

Mas o ímpeto de mesclar elementos vai além da forma: a especialidade do Trio é fazer versões personalíssimas, mesclando peças eruditas e populares, antigas e contemporâneas, em apresentações com muita dinâmica e emoção. Árias de óperas, canções de musicais, trilhas de filmes, sucessos atemporais e novidades, do mundo e autorais.

De Mozart – homenageado com o nome do grupo, e primeiro  sucesso, com a versão de “Papageno” (A Flauta Mágica) – a canções populares de musicais como “O Fantasma da Ópera”, “Cats” e “O Mágico de Oz”. Peças medievais e releituras de rock e pop são um toque especial. Com 3 CDs lançados, sendo o mais recente também DVD, “Trio Amadeus – Ao Vivo” (2012), o grupo prepara um novo projeto, que começa a circular no segundo semestre de 2014.

Mais em: www.trioamadeus.com.br

SERVIÇOS:

IX RioHarpFestival – Minas Gerais apresenta: Trio Amadeus
Belo Horizonte
Data: 06 de junho, sexta-feira
Horário: 19h30
Local: Auditório do Memorial Minas Gerais Vale
Endereço: Praça da Liberdade, s/n˚, Esquina com Rua Gonçalves Dias
Entrada franca (sujeita à lotação do espaço) – Capacidade: 100 lugares

Informações: (31) 3343-7317 | (31) 3308-4013

Tiradentes

Data: 08 de junho, domingo
Horário: 15h
Local: Auditório do Sesi Tiradentes – Centro Cultural Yves Alves
Endereço: Rua Direita, 168 – Centro – Tiradentes
Entrada franca (sujeita à lotação do espaço) – Capacidade: 120 lugares
Informações: (32) 3355-1503

Deixe uma resposta