Estância Climática de Analândia

Analândia é um dos 14 Municípios reconhecidos como Estância Climática, que é um título concedido pelo governo do Estado de São Paulo a municípios que apresentem características turísticas e determinados requisitos como: condições de lazer, recreação, recursos naturais e culturais específicos. Devem dispor de infraestrutura e serviços dimensionados à atividade turística. Os municípios com este status podem receber aportes financeiros específicos para incentivo ao turismo.

Com excelente estrutura de pousadas, restaurantes, pizzaria, eventos o Município Estância Climática de Analândia tem como política a reconstrução e consolidação da atividade turística economicamente sustentável, posto isto, em parceria com a prefeitura a Associação de Desenvolvimento do Turismo da Região da Serra do Itaqueri – ADTURSI vem pontuando ações e diagnosticando os potenciais seguimentos do turismo no município que visem impulsionar a cadeia produtiva do turismo e bem como a estruturação do destino estancia climática de Analândia.

Certamente estão envolvidas inúmeras ações de diferentes complexidades que serão divididas em curto, médio e longo prazo um planejamento estratégico coerente e harmonioso com as necessidades locais, tudo com o objetivo maior sensibilizar e mobilizar a sociedade local à aceitação da atividade econômica sustentável do turismo, gerar conquista social e tornar o local atrativo para investimentos para empresários que se interessem em investir no Município Estância Climática de Analândia.

Assim afirma a Presidente Jamila T. Coimbra da www.adtursi.org que defende a gestão compartilhada do turismo entre município e entidade do terceiro setor sem fins lucrativos, pois a ADTURSI é um braço entre o poder público, poder privado e a sociedade, atuando de forma interna e externa fomentando a estrutura turística para os seguimentos de vários setores potencial de consumo dos serviços e produtos do turismo.

O Turismo e Meio Ambiente caminham juntos, um destino turístico deve ter preocupação para com o meio ambiente, pois o turista ao iniciar sua busca por um destino, certamente a qualidade de vida oferecida naquela localidade é um fator preponderante para sua escolha, bem como, uma economia sustentável. São propostas que temos como compromisso para o desenvolvimento sustentável do Turismo no município Estancia Climática de Analândia, complementa o Secretário Executivo da ADTURSI Sr. Odair Mistro.

Opções e Atrativos Naturais.
As atrações da cidade Estância Climática de Analândia que é uma cidade pequena tem muito a oferecer para quem está em busca de esportes de aventura, turismo rural, lazer, contemplação e observação de aves em mirantes e áreas verdes diretamente com contato a natureza com belos cenários paisagísticos e formações rochosas magníficas tudo com muita tranquilidade e segurança. Possui atrações para todos os gostos e idades, a cidade oferece roteiros de ecoturismo, turismo rural, gastronômico e banhos de cachoeiras.

Atrativos naturais mais conhecidos, estão os, morro do Cuscuzeiro com passeios e atividades de aventura, arvorismo, tirolesa, arco e flecha, escalada e rapel, passeio de trator e cavalgada, morro do Camelo com mirante, trilha, escalada e rapel e as cachoeiras do Salto Major Levy, do Escorrega, da Ponte Amarela, Roncador, Haras, Bocaina e Monte Sião ideais para contemplação, banho e atividades de rapel. Além de visitas monitoradas ao Haras Vila Colonial, com um dos mais elegantes e charmosos plantéis de cavalos paint horses do Brasil, visita a gruta do índio, ruínas da chaminé, antiga estação ferroviária com a casa do chefe da estação e um vagão dormitório do séc. XIX. Entre as opções gastronômicas, é possível experimentar iguarias da culinária caipira em diversos  restaurantes,  quiosques  do  Calçadão e casas de moradores, tais como: doces caseiros, queijos artesanais, cachaça artesanal, pães e bolachas de leite, visita a orquidário com parada para compras, as opções noturnas ficam por conta dos shows no calçadão, no empório, na cachaçaria e os quiosques na praça do coreto oferecem um clima agradável ao ar livre podendo observar as estrelas e o clima agradável.

Os eventos acontecem no calçadão com apresentações culturais todos os finais de semanas com repertórios variados.

A Estrutura de apoio ao turismo conta com hospedagens, restaurantes, comércios em geral, agências receptivas, atrativos turísticos, sítios, e muito mais…
Saiba mais em http://www.analandia.sp.gov.br/turismo
PAT – Posto de Atendimento ao Turista (19) 3566-7366.

A cidade conta com uma equipe profissional de turismo com objetivo de desenvolver o setor socioeconômico, capacitar, qualificar o atendimento, aprimorar produtos turísticos, aumentar oferta turística, inserir o pequeno produtor rural no trade turístico, organizar, fomentar e legislar o turismo local, apoiar o turismo rural, de aventura, lazer e contemplativo, aumentar o leque de opções gastronômicas e melhorar os serviços de apoio ao turista.

Por: Jamila T. Coimbra
Presidente www.adtusi.org

Deixe uma resposta