Embratur e Google fazem campanha para aplicativos que promovem Brasil

Ação aumentou em cinco vezes o volume de downloads das ferramentas de promoção.

Aproveitando a Copa do Mundo no Brasil, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) se uniu ao Google para lançar campanha inovadora e promover seus três novos aplicativos nos principais países para o turismo brasileiro. “O sucesso da campanha, que utilizava a abrangência e interação do YouTube, trouxe à Embratur um aumento de cinco vezes no volume de downloads dos aplicativos”, contabilizou o presidente da Embratur, Vicente Neto.

A campanha se baseou em pesquisas do Google que demostraram que nos primeiros 5 meses deste ano, a busca por assuntos relacionados ao Brasil foi 20% maior se comparado com o mesmo período de 2013, e dentre estas buscas, 27% foram feitas a partir de aparelhos móveis. Juntando estes fatos, Google e Embratur realizaram de 23 de junho a 23 de julho uma campanha inédita de divulgação dos aplicativos idealizados pelo Instituto para levar ao mundo informações sobre os destinos turísticos brasileiros.

“Os aplicativos Fellow Trip, Brasil Quest e Brasil Experience Mobile buscavam promover a Marca Brasil e construir uma relação ainda maior com os usuários de cada país”, explicou Neto. Ainda de acordo com o presidente, como foco da campanha, estavam Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e Argentina, mercados escolhidos pela quantidade de turistas destes países que já procuram o Brasil antes e durante a Copa do Mundo.

Para a campanha, que visava o download dos aplicativos, foi utilizado, de forma inédita por um anunciante brasileiro, o formato YouTube Mobile App Promotion, que funciona em aparelhos móveis disponibilizando um link direto para que o usuário faça o download do app do cliente após a apresentação de um vídeo. Juntamente com este tipo de formato, foi veiculado um vídeo de anúncio de engajamento na Rede de Display do Google voltado para mobile.

Sobre os aplicativos

Fellow Trip: aplicativo para smartphones voltado para montagem de roteiro de acordo com o perfil do usuário. É possível também, através de uma parceria com o TripAdvisor, ver os reviews de pessoas que já estiveram naquele local, além de compartilhar os roteiros criados com outros usuários.

Brasil Experience Mobile: aplicativo para smartphones em que o usuário pode criar sua própria experiência: uma sequência de até 4 fotos com ritmos brasileiros como trilha sonora. Além disso, o viajante pode receber sugestões de roteiro para explorar nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo, bem como os atrativos próximos à sua localização ou buscar experiências por meio de palavras-chave e categorias de interesse.

Brasil Quest: game virtual em que os atrativos turísticos e monumentos icônicos das 12 cidades-sede da Copa do Mundo servem de cenário para que Yep, um extraterrestre de um planeta triste venha a descobrir a energia e alegria existentes no Brasil. Para alcançar seu objetivo, deve superar diversos obstáculos.

Fonte: Embratur

One thought on “Embratur e Google fazem campanha para aplicativos que promovem Brasil

  1. Pingback: Embratur e Google fazem campanha para aplicativ...

Deixe uma resposta