Celular ajuda turista a conhecer o Brasil

Aplicativos para celular simulam o valor de corridas de táxi, narram os principais pontos turísticos e indicam o caminho para hotéis, bares e restaurantes.

Os turistas que visitam as cidades-sede da Copa do Mundo têm ao alcance das mãos uma ajuda preciosa para conhecer os pontos turísticos, simular corridas táxi e rotas para os principais hotéis, bares e restaurantes. São dezenas de aplicativos para celular, a maioria gratuitos, oferecidos por prestadores de serviços ligados ao setor, secretarias estaduais e municipais de turismo, além do governo federal.

O turista que deseja visitar roteiros turísticos que têm o compromisso com práticas de sustentabilidade pode acessar gratuitamente o Passaporte Verde, que tem a parceria do Ministério do Turismo. São mais de 60 opções de passeios, como conhecer Recife de bicicleta ou caminhar por um parque estadual no Rio de Janeiro, o que pode durar de meio período a três dias, de acordo com o que deseja o turista.

Em Brasília, é possível ouvir uma narração dos principais atrativos turísticos pelo celular. Basta pedir ajuda ao Beekme. O aplicativo oferece explicações imediatas sobre os monumentos, as atrações turísticas e os respectivos acervos. À medida que o visitante se aproxima de cada ponto cadastrado, dentro ou fora de um local turístico, os dados são transmitidos ao celular automaticamente, por Bluetooth ou com GPS ativado.

Um dos guias mais completos da cidade Rio de Janeiro é o www.rioguiaoficial.com.br, com versões em inglês, espanhol e português. Se a ideia é ficar transitando entre uma cidade e outra, o GuiaMaisTurismo oferece informações sobre os jogos, trajetos por meio de transporte público, mapa interno dos estádios e seus arredores. Além de rotas para hotéis, restaurantes, bancos e hospitais.

O preço de corridas de táxi pode ser simulado pelo Easy Taxi, 99Taxis e Way Taxi. Eles atendem 30 cidades e incluem boa parte das cidades-sede.

Fonte: Ministério do Turismo

Deixe uma resposta